L'Oréal compra Aesop da Natura por US$ 2,525 bilhões

L'Oréal compra Aesop da Natura por US$ 2,525 bilhões

Com venda da marca de origem australiana, Natura&Co alivia sua estrutura de capital e deve focar esforços na América Latina

Quase seis anos após comprar a marca The Body Shop da gigante francesa L'Oréal, em meados de 2017, por cerca de 1 bilhão de euros, hoje (3/4/23) a brasileira Natura&Co inverte os papeis e fechou a venda da marca de origm australiana Aesop para a companhia francesa por US$ 2,525 bilhões em dinheiro. Fundada em 1987, a Aesop foi a primeira aquisição realizada pela Natura, que comprou 65% da empresa por cerca de R$ 150 milhões em 2013, quando a marca australiana operava em oito países por meio de 57 lojas exclusivas e presença em 54 lojas de departamento. No final de 2016, a Natura adquiriu a totalidade das ações da marca, mas sempre mantendo à frente da operação o executivo australiano Michal O'Keeffe, seu CEO desde 2003.

Atualmente, a Aesop  opera cerca de 400 pontos de venda nas Américas, Europa, Austrália, Nova Zelândia e Ásia, além de ter recentemente inaugurado sua primeira loja na China, uma das grandes apostas de crescimento para os próximos anos. Aliás, desde que se configurou como um grupo, a Aesop sempre foi a operação de maior crescimento dentro da Natura&Co, avançando de forma consistente tanto em termos de vendas e expansão global, como em rentabilidade. "A Aesop é uma marca excelente e promissora. Se você perguntasse a Natura o que ela preferia, com certeza era vender a Avon. Mas o que ela necessitava era vender a Aesop agora", disse à reportagem da coluna Pipeline, do jornal Valor Econômico, um executivo que participou do processo de venda. Em 2022, a marca registrou vendas de US$ 537 milhões. 

Para o CEO da L'Oréal, Nicolas Hieronimus, a Aesop  é o epítome da beleza de vanguarda, cujos produtos não são apenas feitos com muito cuidado e excepcional atenção aos detalhes. "Eles são uma combinação soberba de urbanidade, hedonismo e luxo inegável. A Aesop aproveita todas as correntes de tendências ascendentes de hoje e a L'Oréal contribuirá para liberar seu enorme potencial de crescimento, principalmente na China e no travel retail”, emendou o CEO da L'Oréal.

A Aesop era a única marca da Natura&Co posicionada como um negócio do segmento de luxo. A empresa francesa entende que com sua embalagem âmbar exclusiva, ingredientes à base de plantas, formulações veganas sustentáveis e atendimento personalizado ao cliente, a Aesop evoluiu para uma supermarca global disponível em locais de varejo de luxo, beleza e hospitalidade em todo o mundo. “Minha equipe e eu estamos entusiasmados por ter a Aesop juntando-se ao portfólio de marcas globais icônicas da L'Oréal Luxe. Estamos ansiosos para receber Michael O'Keeffe e suas equipes experientes e apaixonadas para juntos, continuarmos a crescer o notável potencial da marca, continuando a cultivar sua singularidade e seus valores. Temos grande confiança de que a Aesop se juntará ao nosso clube de marcas bilionárias e que contribuirá significativamente para o crescimento da divisão nos próximos anos", disse Cyril Chapuy, presidente da divisçao de produtos de luxo da L'Oréal, onde estão marcas como Armani, Lancôme, YSL e Kiehls. 

Para a Natura&Co, o negócio representa um alívio para a direção da companhia, em especial ao permitir melhorar a estrutura de capital da companhia e abrir espaço para a diminuição da alavancagem e da dívida da companhia, hoje em R$ 7,4 bilhões. O CEO da Natura&Co, Fábio Barbosa, disse que o desinvestimento da Aesop  marca um novo ciclo de desenvolvimento para a companhiua brasileira. "Com uma estrutura financeira fortalecida e um balanço desalavancado, a Natura &Co, exercendo rigorosa disciplina financeira, poderá aprofundar o foco em suas prioridades estratégicas, notadamente em nosso plano de investimentos na América Latina", disse o executivo brasileiro. Barbosa também afirma que com o negócio, a Natura&Co poderá se concentrar em continuar a melhorar os negócios da The Body Shop e reorientar a presença da Avon International. "Temos orgulho do notável sucesso da marca A?sop e somos extremamente gratos a todos os associados da Aesop , que contribuíram imensamente não só para o sucesso da Aesop , mas também para fazer da Natura &Co o que ela é hoje. Estamos confiantes de que a história de crescimento da Aesop  continuará sob a propriedade da L'Oréal e desejamos à Aesop  sucesso contínuo neste novo capítulo”, finalizou.

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