Hypermarcas fortalece Divisão de Consumo para crescer mais

A Hypermarcas, companhia nacional de bens de consumo que possui em seu portfólio marcas como Monange, Bozano e Risque, revelou hoje os resultados alcançados no ano de 2012. De acordo com o documento disponibilizado pela empresa para os investidores, a companhia registrou um crescimento de 16,5% em sua receita líquida, atingindo a marca de R$3.873,7 milhões. Já o EBTIDA ajustado ficou 24,5% acima do registrado em 2011, chegando aos R$ 865,2 milhões, sendo que a meta para 2013 é alcançar os R$950 milhões.

A Divisão Farma, que contempla marcas de medicamentos isentos e de prescrição médica, genéricos e dermocosméticos, alcançou crescimento de 26,6%, em relação à 2011, contribuindo com mais da metade da receita líquida da companhia, 53,6%, precisamente.

Os bons resultados da Divisão Farma decorrem de uma série de medidas que a companhia adota desde 2011, para alcançar um crescimento rentável, orgânico e sustentável, entre elas, o aumento de ações midiáticas de seus medicamentos isentos de receita médica, um forte trabalho realizado junto aos médicos, ampliação de seu portfólio de medicamentos genéricos, além da melhora no relacionamento com os varejistas.

Divisão de Consumo


Enquanto isso, a Divisão de Consumo, que concentra as marcas de beleza e higiene pessoal, adoçantes e higiene e saúde infantil,  conquistou uma expansão na receita líquida de  6,7%, resultado um pouco mais modesto do que a divisão de medicamentos.

Entretanto,  o documento disponibilizado pela companhia ressaltou que essa divisão registrou profundas transformações e contou com diversos investimentos que a preparam para, assim como o farma, conquistar um crescimento rentável, orgânico e sustentável em pouco tempo.

Entre as ações que auxiliaram na consolidação dessa divisão da companhia em 2012 está a inauguração em abril, de uma nova planta industrial na cidade goiana de Senador Canedo, sendo que a migração da produção de cosméticos e itens de higiene oral para essa fábrica, deve ser concluída até o segundo semestre de 2013.

Além de uma nova fábrica no centro-oeste, a empresa também conta com um novo centro de distribuição no estado. Segundo o relatória da empresa, o novo CD já é responsável pelo abastecimento dos mercados das regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sul, e a integração do Sudeste a essa nova rota de distribuição deve ser finalizada também até a metade do ano.

Em relação ao trabalho com varejo, a Hypermarcas conta com uma estratégia focada nos canais alimentar e farma, para aumentar as vendas de seus produtos e garantir mais espaço nas gôndolas.

Outra estratégia adotada pela companhia para melhorar o desempenho da Divisão de Consumo é a racionalização do portfólio de suas marcas. Apesar de ter tido uma expansão de 10,2% das marcas principais (core), a companhia tem como meta em 2013 reduzir 43% no seu número de marcas e em 40% sua unidade de produtos (SKU). Com isso, a Hypermarcas pretende diminuir a complexidade do negócio, além de aumentar a rentabilidade e o capital de giro, melhorar a visibilidade no ponto de venda e ganhar rentabilidade e previsibilidade de vendas.
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