25 anos de excelência

25 anos de excelência

A Excellence festeja duas décadas e meia de existência no mercado de distribuição e importação de perfumes e cosméticos

A história da importadora e distribuidora de perfumes e cosméticos Excellence, como gosta de dizer Jacob Nir, daria um livro. Ela está diretamente ligada à história de vida dos fundadores da empresa, o próprio Jacob, e sua esposa Lucinda Nir, que construíram um relacionamento que venceu as barreiras continentais – ele, vindo da África do Sul, e, ela, nascida no Brasil – para se embrenhar em um mercado de distribuição seletiva que em 1997, embora ainda novo por aqui, já tinha todas as principias marcas com parceiros estabelecidos no Brasil. 

Enquanto estiveram separados, cada um em seu continente, Jacob e Lucinda, mantinham uma relação de alguns anos, praticamente mantida à distância. “Sem internet e redes sociais, nos encontrávamos uma vez ou poucas vezes a cada ano”, lembra Jacob. No Brasil, Lucinda atuava na área de perfumaria seletiva, trabalhando para algumas das grandes marcas do setor. Já Jacob atuação na aviação civil sul-africana. Eram dois mundos completamente diferentes. Em 1992, os dois decidiram se juntar de vez, e desde então, não se separaram, primeiro vivendo na África do Sul, onde Jacob tocava um grande projeto. Mas após quase cinco anos, Lucinda não estava mais disposta a viver na África do Sul. Dessa vez, foi Jacob que fez o movimento de abandonar a aviação e vir morar no Brasil. É nesse momento que nasce a Excellence. “A ideia foi de meu irmão, que já vivia aqui no Brasil e sugeriu que deveríamos tentar o mercado de importação e exportação. Na época foi uma aposta, pois eu não entendia nada do assunto. A Lucinda tinha conhecimento da parte de comercial, tinha uma boa relação com os cliente, mas também não conhecia nada das outras áreas como tributário e o próprio processo de importação. Eu precisava aprender muita coisa ainda. Inclusive, a falar português”, brinca.

A coisa não foi fácil. Sem grandes marcas tradicionais disponíveis no mercado internacional, mais uma vez, o irmão de Jacob, deu a dica: indicou uma marca francesa “Princess Marina de Bourbon”. Desconhecida em terras locais, a primeira marca representada pela Excellence foi lançada com pompa e circunstância. “Aqui entra todo o know how da Lucinda”, explica o sócio da Excellence. “Ela já estava acostumada a fazer os lançamentos para a Dior e outra marcas com as quais trabalhava e pode colocar todo esse conhecimento em exercício”, emenda. Lucinda trouxe a princesa da Casa dos Bourbon para o lançamento no Brasil e promoveu sua participação em programas de grande audiência, inclusive o celebra programa do entrevistador Jô Soares. “Na época, causamos certo reboliço no meio. Muitos nunca haviam ouvido falar de nós e, de repente, estávamos nós, aparecendo em programas de tevê, com uma princesa à tiracolo, causando logo de cara muito impacto. Isso foi fundamental para nos tornar, já no início, uma empresa firme e forte no mercado brasileiro”, comemora Jacob.

No início, ambos dividiam entre eles as atividades que a manutenção do negócio exigia. Enquanto Lucinda se dedicava à conquista dos clientes e ao relacionamento com as empresas representadas, Jacob se dividia nas diversas outras facetas do negócio, do faturamento ao depósito. “Nos primeiros pedidos, a Lucinda fechava o negócio e eu mesmo separava, pegava o carro e levava até a loja. Aí ela voltava na loja, montava a vitrine e assim, seguimos. Até que, conforme o negócio foi andando, aos poucos, começamos a contratar pessoas e trazê-los para trabalhar conosco”.

Passados 25 anos e com um portfólio que compreende além da Princess Marina de Bourbon, um rol de marcas como Animale, Mavala, Talika e ícones da perfumaria de nicho (categoria na qual a empresa foi pioneira, diga-se), como Creed e Amouage, hoje a Excellence é reconhecida como uma das empresas mais relevantes do mercado brasileiro de distribuição seletiva, pronta para atendê-lo em toda a sua diversidade. “O Brasil não é só luxo, não é só popular, o Brasil é tudo. E nós atendemos a todos”, reforça o empresário.

O valor das pessoas
Ao longo da história da Excellence, Jacob se orgulhar em dizer que nunca precisou demitir. Algumas das pessoas que começaram com ele e Lucinda, lá atrás, trabalham na empresa ainda hoje. Entretanto isso não deve ser confundido com imobilismo ou comodismo. Pelo contrário, a Excellence busca puxar os seus colaboradores sempre para cima. “Tem gente aqui que começou e não estudava e nós incentivamos a estudar. Hoje já estão formados, com MBA e ainda trabalham conosco”, orgulha-se.

Essa parceria, que abraça os funcionários como quem abraça uma família foi muito importante durante os momentos mais delicados vividos por uma empresa em construção, principalmente uma que atua com importação, e lida diretamente com variáveis como o câmbio e a disponibilidade de produtos da parte dos seus parceiros ao redor do mundo, foi essencial para que a Excellence chegasse ao patamar em que se encontra dentro do mercado atualmente. “Uma coisa que tenho comigo é a de que as coisas que podem ser resolvidas com dinheiro não são um problema. Quando acontecia algum imprevisto, negociávamos com os clientes, recorríamos a bancos e nos virávamos. Minha preocupação é com as pessoas, nossos colaboradores. Não com CNPJs”, afirma. Um bom exemplo dessa visão de mundo da empresa foi como a empresa lidou com aquele que é considerado pelo empresário como o momento mais impactante e difícil: quando o deposito que centralizava a logística da empresa, em Vitória (ES), pegou fogo, num prejuízo de R$ 7 milhões.

Jacob estava no exterior quando o incidente aconteceu e correu para chegar a tempo de ainda presenciar a fumaça que ainda saia do galpão. “Apesar de todo o prejuízo, só tive a agradecer, pois o incêndio aconteceu à noite e ninguém se feriu. Nenhum de meus colaboradores estava presente. Com todos bem, o resto nos resolveríamos”, diz. De imediato, Jacob se pôs a disparar mensagens para todos os seus parceiros, contando do incidente e dizendo a todos, em linhas gerais: “separem tudo o que vocês têm de produto, porque eu vou precisar”. Foi preciso recomeçar, pedir prazos e retomar os espaços no mercado. Foram três meses até o negócio voltar a rodar novamente e um ano para que todo o prejuízo fosse revertido. 

Para Jacob, hoje a Excellence está muito bem posicionada no mercado local e perante os seus parceiros internacionais. “Hoje, são as marcas que nos procuram”, conta. O resultado é um portfólio que soma 18 marcas, muitas atuando em categorias novas na época de seu lançamento e que demandaram um árduo trabalho de construção da parte do time da empresa. É o caso da categoria de perfumarias de nicho, segmento na qual a Excellence tem uma posição de liderança e, mais importante, o reconhecimento do mercado pela excelência do trabalho empreendido nos mais de 600 clientes atendidos diretamente pela empresa e em tantos outros pontos de venda nos quais as marcas da empresa chegam por meio dos seus distribuidores. “Construímos um bom relacionamento com os clientes ao longo dessa história. Eles sabem que aqui vão encontrar, além de bons produtos para o negócio deles, bons serviços e dedicação. Mas levamos 25 anos para construir essa imagem”, conclui Jacob.


Silver Mountain Water

Primeira criação premiada na nova categoria de Perfumaria Internacional de Nicho, o perfume Creed Silver Mountain Water é dotado de uma fragrância inspirada no frescor estimulante do ar alpino, fresco e contemporâneo. Com notas de cabeça cítricas suculentas e notas de coração de chá e uma nota ozônica salgada, esta fragrância estimulante também se baseia em notas de base de sândalo e almíscar que deixam um ar gelado de frescor a esta fragrância edificante e energizante, composto de hespérides e essências naturais complementadas por uma base amadeirada. As notas de chá promovem uma viagem brilhante e distante e a groselha negra dá profundidade a este Eau de Parfum. Silver Mountain Water é como a pura água da montanha, tônica e refrescante, também possui uma presciência notavelmente estável. “O cliente de Creed Mountain Water é exclusivista. Ele não quer que seu perfume seja encontrado em qualquer lugar. Por isso ele só é distribuído em lojas altamente especializadas e selecionadas”, explica Rodrigo Lopes, diretor da Excellence.

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