PERFIL DOS FINALISTAS: Empresa do Ano - Prêmio Atualidade Cosmética

Quer saber mais sobre as companhias que concorrem ao Prêmio Atualidade Cosmética de Empresa do Ano? Leia mais abaixo:


L´ORÉAL BRASIL
A matriz da L´Oréal tem dedicado atenção especial ao Brasil nos últimos anos. Um dos maiores reflexos dessa atenção está no aumento do número de SKU´s desenvolvidos especificamente para o mercado brasileiro e na “exportação” de tecnologias criadas no Brasil para os mercados internacionais, com destaque para produtos da linha Elséve, como o Reparação Total 5 e o Quera Liso, os protetores solar com Toque Seco e itens da linha profissional, desenvolvidas com matérias-primas oriundas do País.
A companhia também está dando mais atenção à construção do canal de vendas e ao relacionamento com os varejistas, tanto nas grandes redes como no pequeno varejo independente e particularmente no caso da divisão de Grande Público. O investimento mais forte da divisão de Produtos Profissionais em projetos de capacitação de salões e na ampliação e qualificação da rede de distribuição para regiões de mais baixa renda das grandes cidades brasileiras, por meio de projetos com a marca Matrix, também é um fator de destaque. No mercado de dermocosméticos, a L´Oréal mantém a sua posição de líder incontestável e trabalha junto com os principais varejistas do canal farma, no sentido de qualificar o serviço no ponto de venda e turbinar o crescimento dos negócios por aqui.
Em 2012, a L´Oréal Brasil girou cerca de R$ 2,5 bilhões em vendas. No primeiro semestre deste ano, o crescimento foi de 15% e todas as quatro divisões da empresa apresentaram crescimento de dois dígitos. Como cereja do bolo, a L´Oréal Brasil, desde 01 de julho deste ano, passou a ser uma unidade de negócios independente da América Latina. E quem conhece minimamente a cultura da L´Oréal, sabe o que representa essa “independência”.


O BOTICÁRIO
Vencedor das duas últimas edições do troféu de Empresa do Ano, O Boticário – mesmo vindo de anos consecutivos de fortíssimo crescimento, consegue manter este ritmo, o maior entre as grandes companhias cujo foco está na área de perfumaria e cosméticos e não em higiene pessoal. O contínuo avanço elevou o market share da empresa, que fechou 2012 tecnicamente empatada na terceira posição, de acordo com a Euromonitor.
Mantendo a tradição de ser referência em inovação no mundo do varejo, a empresa apresentou o seu novo modelo de loja, muito mais intuitiva e funcional, utilizando
ferramentas tecnológicos avançados e recursos visuais e sensoriais que oferecem às consumidoras uma experiência de compras com as marcas e produtos da empresa e cujo roll out se inicia no próximo ano. Ainda no campo do desenvolvimento do canal de vendas, o bem-sucedido projeto de expansão da marca para a venda direta via franqueados, já faz da companhia, pelo critério de número de revendedoras, uma operação de respeito. O movimento reflete também a perspicácia e a capacidade d´O Boticário de gerar novas fontes de crescimento para a empresa, e também, para os seus parceiros primordiais, os franqueados, que com isso, seguem acompanhando o avanço da companhia.
No campo dos investimentos, o lançamento do novo Centro de P&D pelo Grupo Boticário, garante à divisão O Boticário – de longe seu maior “cliente”, o suporte necessário para manter o seu ágil ciclo de inovação e desenvolvimento de novos produtos, fundamental na estratégia da marca.


UNILEVER
A Unilever voltou, definitivamente, a ditar tendências no mercado brasileiro com a sua reconhecida capacidade de entender o consumidor local e ser ágil para ocupar os espaços e oportunidades que o mercado oferece, antes de que consumidores e concorrentes se deem conta disso.
Como reflexo, entre as cinco grandes do setor, a Unilever foi a que mais ganhou market share em 2012, com 11,9% de participação ante 10,6% em 2011.
A empresa retomou o posto de maior anunciante do Brasil, investindo pesadamente na construção das suas marcas. E é notável também que em muitas linhas relançadas, o foco da comunicação recai sobre a eficácia e a tecnologia dos produtos anunciados, o que comprova que a Unilever voltou a dar mais atenção à inovação tecnológica das suas formulações.
Em desodorantes, uma fortaleza da empresa, Rexona introduziu a nova tecnologia motionsense, que ativa a proteção de acordo com a intensidade dos movimentos e o novo layout ds embalagens de Rexona Men, desenvolvidas pela casa Pinifarina. A empresa relançou no Brasil a marca Vasenol, com novas embalagens e tecnologias, tirando a do limbo e lhe dando um tratamento mais sofisticado. O mesmo aconteceu com Close Up, marca de gel dental que foi totalmente repaginada.Trésemme, o grande alavancador dos resultados da companhia no último ano, com vendas estimadas em R$ 450 milhões, segue ganhando espaço no mercado brasileiro, contribuindo para manter a grande participação da Unilever em cuidados com os cabelos e com o movimento de premiumnização da categoria no Brasil.



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