Nova linha Sou da Natura: um diálogo sobre consumo sustentável

Nasceu, finalmente, a linha Sou, um dos mais aguardados lançamentos da brasileira Natura para 2013. A nova linha é um convite que a marca, que tem as questões relacionadas à sustentabilidade como um dos pilares de sua atuação, faz aos consumidores para pensar nas atuais relações de consumo, argumentando que o consumo não deve ser vilanizado, mas pode ser feito de maneira consciente e responsável.

“Sou evolui o compromisso Natura com o desenvolvimento sustentável. Há muitos anos oferecemos e incentivamos o uso de refis, vegetalizamos nossas fórmulas, usamos ingredientes de fonte renovável e valorizamos a biodiversidade brasileira. Temos compromisso com a redução das emissões de carbono e incluímos a tabela ambiental em nossos produtos. O desenvolvimento sustentável é uma crença fundamental, que guia todas as nossas ações e decisões, e, sem dúvida, o consumo consciente é um fator-chave nessa jornada” detalha Fabiana Pellicciari, gerente de Marketing de Sou da Natura.

Com esse objetivo em mente, a Natura apostou em um produto que deixasse de lado os excessos, porém não perdesse em qualidade. A diretriz para o desenvolvimento dos produtos foi trazer o que é essencial – fórmulas que priorizam o uso de matérias-primas de origem renovável, hidratação 24h, textura envolvente, deliciosa fragrância. Por isso, a fórmula de Sou possui menor número de ingredientes, não tem corante e traz fragrância com assinatura olfativa única para toda a linha.

A fragrância foi desenvolvida por Veronica Kato, perfumista in house da Natura, em parceira com perfumistas internacionais especialistas em produtos de uso diário. “O nosso desafio foi criar uma fragrância que fosse ideal para o uso diário, atendesse aos gostos de homens e mulheres e, ao mesmo tempo, combinasse com produtos de corpo, banho e cabelos”, explica Veronica. O coração olfativo único para toda a linha tem notas frescas de ervas na saída e notas de fundo com toques florais e cremosos, que trazem a sensação de cuidado. A intensidade das notas de fundo varia conforme a entrega funcional ou sensorial do produto.

Já sua embalagem é moderna, prática e, principalmente, flexível, característica que evita o desperdício, na medida em que possibilita usar o produto até a última gota. Seu design foi inspirado na simplicidade das soluções naturais: a gota, a forma mais essencial que um líquido pode ter. As cores diferenciam as diversas categorias de produtos da linha– os verdes limpam, os azuis hidratam e os tons quentes, como vermelho, tratam.
O design exclusivo e eficiente utiliza 70% menos plástico e propicia 60% menos emissões de CO2 que a média das embalagens convencionais do mercado, além de gerar três vezes menos resíduo que as embalagens convencionais.

Para continuar evoluindo na redução de impacto ambiental e fechar a cadeia do produto, a Natura possui um projeto em andamento e lançou o Desafio Natura Campus de Embalagens Flexíveis, com o objetivo de conectar uma rede externa de pesquisadores para gerar e compartilhar conhecimento, convidando essa rede a nos ajudar com propostas para a reciclagem das embalagens de SOU.

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