Com vendas estimadas em R$ 90 milhões, aquisição deve elevar o faturamento da Cless para os R$ 300 milhões neste ano
A Cless Cosméticos, dona de marcas como Charming, de estilizadores para os cabelos; e Lightner, de descolorantes em pó, fechou a compra da Opus Cosméticos. A operação engloba a compra das marcas e das operações industriais da empresa. A integração das empresas foi concluída na última semana.
Com 48 anos de vida, a Opus
atua no mercado especialmente por meio de atacadistas e distribuidores,
que pulverizam os produtos da empresa para pequenos varejistas
independentes e redes regionais com produtos de higiene pessoal para
crianças, sabonetes íntimos, talcos, repelentes e absorventes para os
seios. A empresa tem uma posição forte na categoria de lenços umedecidos
infantis com a marca Baby Popp. No portfólio de higiene pessoal, os
produtos da empresa têm uma clara estratégia de preços de combate. Já no
segmento de beleza, a empresa opera com a linha Salon Opus, de cuidados
com os cabelos, num posicionamento mais elevado, de masstige.
De
acordo com informações do jornal Valor Econômico, a expectativa é que a
incorporação permita a Cless fechar este ano com vendas brutas de R$
300 milhões. Em entrevista a reportagem de Atualidade Cosmética, o
fundador e CEO da Cless, Luiz Piccoli (foto), diz que os resultados não
englobam a operação de venda direta da companhia, a Cless Multinível,
lançada no segundo semestre do ano passado.
O
crescimento de 25% esperado para este ano deve acontecer, justamente,
por conta das vendas brutas anuais estimadas em R$ 90 milhões geradas
pela Opus. A operação foi financiada com recursos da própria empresa, que em 2014, vendeu uma fatia de 30% para o fundo One Equity Partners. Trata-se da terceira aquisição realizada pela Cless. Em 2011, ela adquiriu a empresa de secadores e pranchas para os cabelos Luxor - um negócio deixado pela
empresa já em 2012 -, e, em 2016, fechou a compra da marca BAX, de
desodorantes para os pés. Antes disso, entre 2006 e 2008, a empresa já
tinha adquirido as marcas Charming, Essenza, Lightner e o licenciamento
de Bigen, que compunham o portfólio da Shizen.
Para
Piccoli, a aquisição faz sentido pela grande complementaridade entras
as duas empresas, tanto em termos operacionais como comerciais. A
incorporação da Opus vai permitir que a Cless, cuja distribuição está
focada em redes de perfumaria, farmácias e grandes varejistas do canal
alimentar, avançar no pequeno varejo independente via atacadistas e
distribuidores com as suas marcas. Ao mesmo tempo, a Cless já está
introduzindo o portfólio de higiene pessoal da Opus nos grandes
varejistas nacionais. A empresa também vai se valer da linha Salon Opus
para avançar na categoria de cuidados com os cabelos em perfumarias e
farmácias. Recentemente a empresa estabeleceu sua presença na categoria
com o lançamento da linha de shampoos e condicionadores Care Liss, que
tem uma posicionamento de preços mais agressivo.
Para
garantir um atendimento mais especializado aos diferentes canais de
venda, a empresa cindiu sua diretoria comercial em duas: uma de Varejo,
dedicado aos canais de atendimento direto da empresa; e outra de
Distribuição, com foco em atacadistas e distribuidores que atendem ao
pequeno varejo independente. Combinadas, as duas empresas também terão
posição mais forte dentro dos DEC´s, rede de distribuidores
especializados em beleza que costumam ter posição de liderança na
distribuição de produtos da categoria em suas áreas de atuação.