Wheaton adquire participação na startup Noar

Wheaton adquire participação na startup Noar

Startup desenvolve tecnologias de cheiro digital e receberá R$ 30 milhões de investimentos dos sócios nos próximos anos. Natura será o primeiro cliente da empresa

A busca por mecanismos que permitisse a dispensação de fragrâncias usando uma ferramenta verdadeiramente digital não é nova. Mas, até agora, ninguém conseguiu encontrar uma solução que equacionasse a nova tecnologia em termos de custo, escala e facilidade de operação e de uso pelo usuários finais.

Por isso, que a startup brasileira Noar vem chamando a atenção do mercado. Uma spinoff da companhia química Ananse, a Noar lançou no mercado o “cheiro digital”, uma inovação tecnológica que permite experimentar fragrâncias e aromas de uma forma única, intuitiva e sustentável.

A nova tecnologia de dispensação de fragrâncias faz com que consumidores possam apreciar os perfumes a partir de dispositivos como celulares e tablets, eliminando a necessidade de testadores e outras formas de amostragem no ponto de venda, ou no caso da venda direta, possibilitando a quem compra conhecer e escolher as fragrâncias sem depender dos adesivos de amostragem aplicados nos catálogos.

Sócia da Ananse, que fornece fragrâncias micro encapsuladas para aplicação nos catálogos de venda direta, a CEO da Noar, Cláudia Galvão, lembra que a ideia para a criação da tecnologia surgiu em 2015. A empresária diz que sentia falta de inovação nos métodos de abordagem e demonstração de produtos naquele canal.

“Existe uma clara tendência de passar dos meios físicos, impressos, para os meios digitais. Numa indústria tão multissensorial como a de cosméticos, queríamos que nossos clientes, especialmente os de venda direta, tivessem as ferramentas necessárias para se adaptar ao novo cenário”, diz.

A empresária conta que a Noar foi pioneira ao gerar demanda por mudança nos catálogos de cosméticos, oferecendo uma solução disruptiva. Atualmente, a empresa apresenta diferentes modelos de demonstradores digitais, desde tablets até aparelhos que se conectam com um celular através de bluetooth. Acionados por meio de um aplicativo, os dispositivos liberam a fragrância usando uma tecnologia de “ar seco”, que não deixa resíduos de perfume no ar, no demonstrador ou no usuário. Segunda Cláudia, além de mais higiênico, o cheiro digital permite a experimentação de vários produtos em sequência, sem confundir o cérebro.

Investimento para acelerar o crescimento
Para concretizar o projeto e dar conta de atender à demanda de um mercado tão grande quanto o de beleza, a Noar precisava de um investidor dessas proporções, faltava um investidor. E é aí que entra a Wheaton, uma das maiores fabricantes de frascos de vidros para perfumes e cosméticos do mundo, com vendas de R$ 1 bilhão ao ano.

“A Wheaton tem uma grande experiência no mercado de perfumaria e cosméticos e é referência em embalagens. Ela está nos proporcionando um aprendizado importante. A Noar tem a inovação em seu DNA e pretende contribuir para a parceria com um olhar revolucionário que busca não apenas a melhoria da experiência de consumo, mas a sua transformação”, pontua Cláudia.

Renato Massara Júnior, diretor Comercial e de Marketing da Wheaton, explica que a empresa estava à procura de uma startup ligada ao mercado de perfumaria e cosméticos que trouxesse uma disrupção significativa. “A solução é uma maneira revolucionária de testar um novo produto, no caso, um perfume. Além de fazer o cliente sentir a fragrância, o que por si só é uma solução fantástica, a tecnologia, oferece segurança para o usuário e contribui para a preservação ambiental, já que elimina a necessidade de impressão de uma quantidade enorme de folhas de papel para os catálogos tradicionais”, argumenta.

Outro fator que contribuiu para o investimento da Wheaton na Noar foi o alinhamento com o objetivo de internacionalização da vidraria brasileira. A tecnologia criada pela Noar também foi patenteada internacionalmente. “Para chegar ao mercado internacional a Wheaton leva toda a sua experiência em inovação, tecnologia e atendimento diferenciado e a Noar também vem com esta sinergia disruptiva e de internacionalização”, pontua Massara.

Ao longo dos próximos anos, os sócios da Noar vão investir R$ 30 milhões no desenvolvimento da empresa e de suas tecnologias.

Estreia com a Natura
O primeiro produto da Noar a ser lançado comecialmente no mercado será o MultiScent 20, um demonstrador digital de fragrâncias controlado por meio de um aplicativo digital. “Usar o MultiScent 20 é uma experiência multissensorial. O usuário pode navegar pelo conceito e imagem do produto, pode acessar vídeos e música, além, é claro, de sentir a fragrância em si”, comenta Cláudia.

O aparelho que permite experimentar 20 fragrâncias diferentes por inúmeras vezes. Cada cartucho oferece 100 disparos e as fragrâncias são refiláveis. O acesso ao catálogo é feito por meio do escaneamento do QR Code que fica localizado no MultiScent 20.

Por operar em uma plataforma conectada, o MultiScent 20 permite a coleta de dados de navegação, experimentação e compra, aplicando análises de Big Data e Data Science às informações, permitir às empresas conhecer melhor a taxa de conversão das fragrâncias experimentadas, preferências e comportamentos regionais, aspectos relacionados a sazonalidade, entre outros.

O preço estimado de cada aparelho é de R$ 1 mil. O preço dos refis varia de acordo com os custos de cada fragrância.

O primeiro cliente da startup para aquisição do MultiScent 20 será a Natura, que deverá usar o equipamento no varejo e com as consultoras de beleza até o final do ano, no Brasil e América Latina.

Para Roseli Mello, Head Global de P&D de Natura, o MultiScent 20 representará a oportunidade de contribuir para a aceleração do processo de transformação digital nos canais da empresa. “O novo device é uma ferramenta de venda diferente de todos os tipos de amostragem disponíveis. O fato de ser uma experimentação por meio de um cheiro seco que não espalha resíduos no ar, permite que clientes experimentem mais perfumes”, argumenta Roseli. Conectada com a experiência do MultiScent 20, a Natura irá oferecer um questionário que analisará as preferências dos clientes e que permitirá a recomendação personalizada de perfumes.

No contexto de isolamento social, outro fator de relevância é a segurança que o aparelho oferecerá para os consumidores. “O device é uma oportunidade segura de experimentação de fragrâncias, pois pode ser feita com o uso de máscaras de proteção”, reforça a executiva da Natura.

“Apresentar a tecnologia do cheiro digital para o mercado com a Natura, que é líder do segmento, significa uma chancela muito importante e valida a importância que essa inovação tem ao apresentar soluções para o setor”, reforça Cláudia Galvão.

Além do MultiScent 20, a Noar possui em seu pipeline de inovação uma série de produtos que utilizam a tecnologia do “cheiro digital”. Alguns foram desenvolvidos para transformar a experimentação de fragrâncias e aromas no ponto de venda, outros, para agregar o sentido do olfato a objetos e utensílios e criar uma experiência multissensorial, outros, ainda, para apoiar ações promocionais e de marketing.

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