Oral care: sorriso aberto para um mercado em crescimento

Dentro de um cenário bastante competitivo, categoria de Oral Care continua crescendo, turbinada por lançamentos e ações bem dimensionadas das empresas-líderes do mercado 


Um dos grandes entraves para o crescimento da categoria de Oral Care no País sempre foi a falta de bons hábitos de higiene oral dos brasileiros, um “atributo” que nos garante um lugar de destaque no inglório ranking das nações que mais sofrem com problemas relacionados a dentes e gengivas no mundo. Um dado alarmante liberado pelo Ministério da Saúde em meados do ano passado dá conta de que 88% da população brasileira têm cárie. E a esse problema somam-se outros, tão ou mais graves quanto, como os relacionados às doenças periodontais. Mas esse cenário, ao que parece, felizmente está mudando, como provam recentes estudos realizados para medir a conscientização da população (leia aqui).

Seja como for, em termos de resultados de vendas, a categoria de Oral Care continua a apresentar bons níveis de crescimento, colocando o Brasil como o segundo maior mercado consumidor desses itens no planeta, atrás, apenas, dos Estados Unidos. Segundo dados da Abihpec, as vendas ao consumidor desses itens cresceram 4,8% em 2012, no comparativo com o ano anterior, perfazendo um montante bem próximo aos R$ 5 bilhões.

Leia também: Oral care: mudança de paradigma

Boa parte dessa evolução, é claro, tem a ver com a dinâmica de lançamentos orquestrada pelas marcas das grandes multinacionais do setor – leia-se a campeã Colgate, seguida pela Unilever e P&G –, sem falar de outras não menos relevantes em termos de novidades, como a Hypermarcas, com Sanifill, a GlaxoSmithKline, com Sensodyne, e a Curaprox, só para citar algumas. Mas não é só isso: a categoria também vive um bom momento de premiunização, marcado pela introdução de itens mais sofisticados no varejo, abrindo excelentes perspectivas de crescimento para o canal farma. Em outras palavras, a venda desses itens, com preços evidentemente maiores, também ajuda a explicar o consistente salto no faturamento.

Semestre agitado

E, no primeiro semestre de 2013, a movimentação para garantir um crescimento pelo menos equivalente em relação ao passado segue a todo o vapor. Marca líder de mercado, com 18,5% de participação de mercado em valor (Nielsen Retail – YTD Fev’13), Colgate Total 12 ganhou novo visual e premiou consumidores, com tampa mais prática para facilitar o uso e novos grafismos, que resultaram em um visual que reforça os benefícios do produto. Além da nova embalagem, a marca ganhou uma campanha de mídia e comunicação visual nos pontos de venda de todo Brasil, ressaltando a importância do cuidado com a sua saúde bucal.

Além dessas novidades, Colgate Total 12 lançou grande promoção “O que faz você sorrir?”, que premiou milhares de consumidores por todo Brasil. “O conceito da promoção é mostrar que os consumidores possuem motivos de sobra para sorrir, principalmente porque Colgate Total 12 cuida da sua saúde bucal”, explica Damian Pirichinsky, diretor de Oral Care da Colgate-Palmolive. A mecânica da ação realizada pela agência Bullet foi pensada para espalhar muitos sorrisos pelo País. O consumidor teve a chance de ganhar um MP3 Player na hora, se encontrasse uma das milhares de embalagens de Colgate Total 12 premiadas espalhadas por todo o Brasil. Além disso, os consumidores puderam concorrer a cinco prêmios no valor de R$100 mil cada.

Outra ação de destaque da gigante Colgate neste primeiro semestre foi a abertura da primeira loja conceito da marca, a Universo Colgate, no Shopping Eldorado, realizada entre os dias 1º e 30 de junho, que introduziu introduzir os visitantes numa experiência inusitada. Logo no início dela, eles eram impactados com um vídeo educacional sob a óptica de dentro da boca com os possíveis problemas que podem surgir e as formas de preveni-los ou tratá-los com os produtos da Colgate. Outra novidade foi o espaço exclusivo dentro da loja conceito para explorar suas linhas de produtos. Em um formato totalmente inovador, foram apresentados ao público os conceitos das linhas Colgate Total 12, Colgate Sensitive Pro-Alívio, Colgate   Luminous White, Colgate Kids e Colgate Plax. Além disso, dentistas de plantão esclareceram dúvidas em relação aos produtos e a correta higiene oral.

“O Universo Colgate, além de explorar as principais condições bucais de forma inusitada tem o objetivo de informar o público sobre como detectar, prevenir e tratar os possíveis problemas. A cárie, por exemplo, é o problema de saúde bucal que mais afeta a população brasileira e precisamos trabalhar juntos para tornar a higiene oral uma importante forma de preveni-la”, afirma Patrícia Bella Costa, diretora de Relações com Profissionais da Colgate-Palmolive.

Por sua vez, para potencializar a conexão que já possui com o público jovem, a marca Close Up, da Unilever, introduziu, no primeiro semestre de 2013, uma identidade visual totalmente inovadora, por meio de uma linguagem ainda mais atrativa e aspiracional. A novidade foi idealizada para tornar clara sua eficácia e os benefícios adquiridos com o uso da linha. A primeira mudança se vê no logo da marca, que ficou mais moderno e com melhor visibilidade e a forte presença da cor preta em toda a comunicação e embalagens. De acordo com a pesquisa “Young Adults”, realizada em 2011 pelo Instituto Kantar, os dentes são a preocupação número um desses jovens adultos, de 18 a 24 anos, quando se trata de cuidados pessoais.

Cresce a concorrência da P&G
Nos últimos anos, o mercado brasileiro de Oral Care, mais especificamente o de cremes dentais, mudou de feições, surpreendendo as marcas que ocupavam folgadas a liderança da categoria. Desde 2011, os executivos de Colgate e de Close Up sentiram o forte acirramento da concorrência com a entrada da tradicional marca de escovas dentais da Procter&Gamble, Oral-B, no segmento. Essa competição se acirrou ainda mais em abril deste ano, com o lançamento no Brasil dos dois novos produtos da família Pro-Saúde Clinical Protection, uma linha desenvolvida em parceria com dentistas e reconhecida por sua excelência em cuidados bucais: o creme dental Controle da Placa e a escova Pro-Flex.

“O novo Oral-B Pro-Saúde Clinical Protection Controle da Placa oferece tecnologia superior, que ajuda a combater a placa e a prevenir que ela reapareça. Sua fórmula exclusiva oferece uma limpeza superior graças à combinação de dois componentes principais: fluoreto estanoso e fluoreto de sódio, que agem contra os micro- organismos que causam placa e criam uma barreira que impede a reprodução dos germes”, explica Danielle Paniesa, diretora de Marketing da P&G.

Ela ainda faz questão de enfatizar que, além de reduzir significativamente a placa e ajudar a prevenir o seu reaparecimento, o creme auxilia no combate às cáries e ao tártaro, previne contra gengivite, branqueia os dentes, removendo manchas da superfície, refresca o hálito e protege contra hipersensibilidade dentinária. Já escova Oral-B Pro-Saúde Clinical Protection Pro-Flex, tem dois lados flexíveis, que se ajustam individualmente aos dentes e gengivas para melhor remoção da placa bacteriana. Usados juntos e regularmente, os novos produtos promovem até 24 horas de proteção contra a placa bacteriana.

Para a criação da linha de cremes dentais Oral-B Pro-Saúde, a marca empenhou-se no desenvolvimento de tecnologias e na combinação de ingredientes que têm o respaldo de mais de 15 patentes internacionais.  Um total de 70 pesquisas publicadas comprovam que Oral-B está à frente tanto em inovação, quanto no avanço científico na área de cuidados bucais. “A Oral-B possui um forte patrimônio e é conhecida mundialmente por seu compromisso de oferecer aos consumidores produtos de cuidados bucais da melhor qualidade”, finaliza Danielle.

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