Marketing e Consumo no mercado de cabelos são destaques no segundo Atualidade Cosmética Workshop em BH

Marketing e Consumo no mercado de cabelos são destaques no segundo Atualidade Cosmética Workshop em BH

Segundo workshop Atualidade Cosmética do dia focou no segmento de cabelo com um viés de marketing e consumo.

Com o patrocínio da casa de fragrâncias Cramer, o Atualidade Cosmética Workshop "Cabelos - Marketing e Consumo" reuniu em 14 de junho cerca de 55 profissionais da indústria local.

A abertura do workshop ficou por conta da gerente de atendimento da Kantar Worldpanel, Roberta Ciryllo. A executiva destacou o difícil momento vivido pela categoria de haircare, que de acordo com dados da empresa caiu 4,3% em 2015, puxadas pela queda 
no preço médio e a menor frequência de compra dos produtos. Em termos de canais, a venda direta viu uma queda de 40% no total de compras da categoria, enquanto as perfumarias sofreram uma baixa de 18%. O atacarejo foi a exceção, com avanço de 18%. A penetração de shampoos, condicionadores e produtos de tratamento caiu três pontos percentuais entre 2013 e o início de 2016. Já para os cremes de pentear, a queda foi de quatro pontos percentuais. Apesar disso, Roberta destacou que existem boas oportunidades na categoria. Destacou que mais mulheres estão fazendo mais tratamentos de salão em casa, o que tem ajudado categorias como tinturas e alisantes a crescer. Ainda na linha das mudanças de hábitos por conta da crise, a executiva citou o crescimento das marcas posicionadas nas faixas de preço mais baixas do mercado. Por outro lado, produtos de nicho e relacionados à tendência da beleza natural, como ativadores de cachos, ampolas e óleos de tratamento, têm apresentando níveis altos de crescimento, ainda que sejam produtos de alto valor agregado.


Na sequência, a diretora de Marketing para a América Latina da Cramer, Magdalena Fuenzalida, fez uma volta ao mundo apresentando inspirações em ingredientes naturais e tradicionais de diferentes países dos cinco continentes, apresentando exemplos de produtos para os cabelos que já estão alinhados com essas tendências.




No painel “Varejo: inovação e diferenciação na categoria de hair care”, Marcílio Freitas, diretor da Kanechomm, falou de como a empresa se transformou a partir do momento em que tirou o foco da distribuição no atacado e passou a se dedicar ao atendimento do varejo, com reflexos no desenvolvimento do portfólio de produtos da empresa e na dinâmica de promoção nos PDVs. Já Dayane Sena, coordenadora técnica de Acquaflora, falou do trabalho personalizado que a marca, que trabalha com produtos de alto valor, tem desenvolvido para garantir a presença e a boa exposição da marca no varejo especializado e, mais recentemente, nas drogarias da capital mineira. 

Encerrando a programação, o painel “Construção de marca e experiência de uso”, reuniu a gerente de Marketing da Cusman Editora, Jenifer Vieira; a coordenadora de Mídias Sociais da Bio Extratus, Brenda Braga; e os blogueiros Guilherme di Cosi, do Blog Dicosi e Ary Realino, do Vem Cá Menina. Eles discutiram o impacto das mudanças comportamentais e geracionais no processo de construção de imagem da marca e, principalmente, na maneira como elas passam a tentar estabelecer mensagem mais específicas para cada perfil de consumidor.

A próxima edição do Atualidade Cosmética Workshop acontece em Salvador, no próximo dia 11 de agosto, com os temas “Cabelos” e “Perfumaria, Banho e Higiene”.

Para saber como foi o Atualidade Cosmética Workshop Cabelos P&D, realizado em Belo Horizonte na manhã do mesmo dia, clique aqui.
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