Artigo de Opinião Por Jota Barbosa - janeiro/22 Consultor e treinador de marcas de nicho.

Artigo de Opinião Por Jota Barbosa - janeiro/22 Consultor e treinador de marcas de nicho.

O mundo dos perfumes (fragrâncias) tem mudado radicalmente nesses últimos anos. Com a chegada da pandemia, os criadores e importadores ao redor do planeta se viram forçados a mudar totalmente suas formas de apresentar e de distribuir seus produtos. 

Essas mudanças se devem, de um lado, à desvalorização da nossa moeda, o Real, com o câmbio todos os dias em constantes mudanças. De outro, devido à pandemia, os clientes quase não se arriscam a ir presencialmente até ao ponto de venda, à perfumaria, seja para procurar uma novidade, seja para comprar o seu perfume preferido. Pode-se fazer isso pela internet através de inúmeros sites de vendas de perfumes.

Com isso, as vendas despencaram no mercado mundial. Para reverter isso, vejo aqui três possibilidades: (1) o investimento, pelos grandes criadores, em marketing. Como as propagandas e os vídeos dos anos 80 e 90, pois esses vídeos enchiam nossos olhos e despertavam o desejo de sair correndo para a primeira perfumaria para comprar aquele perfume cheio de luz, cercado de luxo e glamour, que tínhamos acabado de ver! (2) o investimento, pelas distribuidoras e importadoras, em seu staff - vendedore(a)s, consultore(a)s e treinadore(a)s – e em treinamentos massivos, com várias horas de informações, que vão desde as matérias primas até à venda final aos clientes. Aqui, a união com a equipe faz a força; e (3) o esforço em passar confiança ao cliente, e fidelizá-lo, em fazê-lo sair supersatisfeito de seus pontos de venda.

Com as redes sociais, é possível dar voltas ao mundo em minutos, sem sair de casa ou do escritório. É possível acessar os consumidores onde quer que estejam! Também com a ajuda das redes sociais, é possível fazer trabalhos únicos nos pontos de vendas e, também diretamente com os clientes: ações especiais com clientes vips, consultorias em lives ou em vídeos-chamadas. Tudo isso vai manter os clientes por perto e bem-informados sobre tudo o que sua empresa ou sua importadora tem de bom e de exclusivo para eles!

Assim, em síntese, são três as chaves para um bom resultado de vendas, para um grande sucesso:

1.Uma excelente divulgação! Todo mundo adora conhecer os lançamentos, admirar os cartazes e vivenciar um marketing diferenciado e único! É preciso ser diferente em comparação ao seu concorrente!

2.Uma equipe extremamente bem treinada! Consultore(a)s, vendedore(a)s e treinadore(a)s, além do proprietário do ponto de venda, precisam estar muito bem-informado sobre cada produto que está em processo de venda.

3.Fidelizar seus clientes! É preciso que os clientes saiam satisfeitos com seu produto e comentem com seus amigos o quanto foram bem atendidos e o quanto o produto que adquiriram é de excelência!

É bom não se esquecer: o maior e melhor marketing é a propaganda boca a boca! Os resultados são únicos e não é preciso tirar um tostão do bolso.

Jota Barbosa Organizou e ministrou cursos para profissionais de perfumaria e cosméticos sobre marcas internacionais, em vários estados brasileiros.

Desenvolveu e ministrou treinamento para vendedores e representantes nas grandes perfumarias do Brasil sobre as marcas da perfumaria internacional.

Curso de maquiador profissional direcionado para vendas, formado pelo Atelier International de Maquillage de Paris, treinamento na Galeria Lafayette com a marca Christian Breton, Paris. Cursos sobre perfumaria pelas Casas Maison Caron, Maison Torrente e na fábrica da Phyto.

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